sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Orgulho da Nação


Orgulho da nação


Nelson Évora foi o quarto português a conquistar o 'ouro' nos jogos olímpico

Nélson Évora, já campeão mundial em Osaca2007, chegou ontem ao ouro olímpico no triplo salto, nos Jogos de Pequim2008, superando o britânico Philips Idowu, o campeão mundial de pista coberta e até ontem detentor da melhor marca mundial do ano. O saltador português assumiu a liderança do concurso ao segundo salto, com a marca de 17,56 metros, mas perdeu o comando na ronda seguinte primeiro para o bahamiano Leevan Sands (17,59) e depois para Idowu (17,62). Os adversários do atleta do Benfica não fizeram depois melhor e Nélson no seu quarto salto chegou aos 17,67 metros, um registo que lhe valeria a medalha de ouro. Idowu arriscou, fez o seu primeiro nulo e caiu para segundo, enquanto Sands, agora terceiro, e Girat também não melhoraram e Oprea manteve o quinto lugar. No último ensaio, Oprea voltou a fazer um salto válido, mas apenas de 16,69, Girat ficou fora das medalhas ao ficar-se pelos 17,08 e Sands anulou a sua tentativa, antes de Idowu também falhar claramente o salto, com 16,41: Nelson Évora era campeão olímpico ainda antes de fazer o sexto salto. Visivelmente emocionado, cobriu várias vezes a face com ambas as mãos, numa tentativa de esconder as lágrimas que já lhe fugiam dos olhos, e correu apenas para uns curtos 16,52, marca que pouco importou.

Resposta às críticas

"É bom poder dar esta alegria ao povo português e tirar esse drama que fizeram de toda a equipa, de estar a ser uma péssima prestação de todos e que vieram para aqui passear", disse Nélson Évora nas primeiras declarações aos jornalistas. "Fiquei triste quando fizeram esse tipo de ataques à nossa equipa porque essas críticas muito duras de fora acabaram por abater a equipa. Nós unimo-nos e esta medalha é um pouco o reflexo do que aconteceu nestes Jogos Olímpicos", acrescentou o campeão olímpico. "Todo o atleta sonha [com um triunfo olímpico]. Eu comecei talvez a sonhar há uns seis anos atrás, quando comecei a ver que poderia ter uma boa carreira, e a apostar mais no atletismo", disse Nélson Évora. Évora dedicou esta medalha a todos os portugueses e à sua família, em especial ao pai, que recupera de um problema de saúde.

Das ruas de Odivelas ao ouro olímpico

As brincadeiras nas ruas de Odivelas levaram-no ao desporto e a Escola Secundária da Ramada aos saltos - em Pequim, Nelson Évora, "o menino de Odivelas", saltou para a história com um ouro que teimava em não chegar. Nascido na Costa do Marfim a 20 de Abril de 1984, vive em Odivelas desde os seis anos e foi aí que começou no atletismo. O desporto escolar introduziu-o no atletismo e aos 10 anos ingressou no Odivelas Futebol Clube, onde conheceu o seu treinador de sempre, João Ganso. Mais tarde passou para o Sport Lisboa e Benfica, mantendo o seu treinador

(...)

DN

Sem comentários: